Barra Menus

quinta-feira, 11 de março de 2010

No Vale da Decisão

 

“Multidões, multidões no vale da decisão” Jl 3:14a

 

Meu Deus! 11 de março de 2.010. Como o tempo passa, as coisas mudam, pessoas mudam… As irmãs estão se preparando para o grande ‘X Encontro Nacional de Mulheres em Uberlândia-MG’, por outro lado, jovens estão se empenhando para realizar mais um mega Encontro Internacional de Jovens Apostólicos em Sumaré-SP (Igreja Apostólica do Brasil), os Boanerges estão na preparação para o 3º Culto de Jovens de 2010, muitos por aí na expectativa da copa do mundo que acontecerá em alguns meses e outros ainda –como eu- estão se preparando para o início do período de provas na faculdade. Ufaaa, que maratona! Mas no meio dessa correria toda algo nos vem chamar a atenção: as decisões!

Um dia, certo homem resolveu descer ao vale. Ele tinha passado sua vida toda buscando respostas, inutilmente. Buscou – e alcançou – muitas riquezas; tinha um bom emprego, status, mas lhe faltava algo. Quando percebeu isso, tomou uma ATITUDE: desceu ao vale da decisão. Esse era Zaqueu, o publicano, aquele homem que se humilhou, mas decidiu mudar sua história, decidiu receber Jesus em sua casa e viver para Cristo. Jesus entrou em sua casa, e DECIDIU morar no coração de Zaqueu.

Em outro tempo, uma mulher amargurada, cansada do tempo e da espera intentou em seu coração passar por esse caminho também, o caminho do vale da decisão. Depois de precisar se calar, porque lhe faltava o ‘talento’, Ana decidiu fazer algo que mudasse radicalmente sua biografia, e ainda, influenciasse as gerações futuras. Com lágrimas e gemido fez o trajeto da decisão, com amargura de alma apostou todas as suas fichas e decidiu VENCER. Ela queria filhos, mas mais do que isso, ela queria o toque do Senhor sobre sua vida. Ainda que tivesse que doar seu filho Samuel ao Senhor, Ana estava certa do seu pedido. E pronto, o Senhor atendeu seu clamor, estava somente esperando que ela DECIDISSE. E hoje conhecemos Ana como uma das ‘maiores’ mulheres da história do povo de Deus, que teve participação direta ou indiretamente, na escolha do rei, do qual descenderia o Messias.

Um pouco antes, viveu um guardião da fé que nos deixou uma das maiores experiências de decisões: José. Esse sim foi um jovem que conheceu muito bem o caminho da decisão. Por várias vezes precisou passar pelo vale da decisão para que os sonhos de Deus não se perdessem na sua vontade própria, como ser humano, de desistir. Decidiu acreditar nos ‘sonhos’, decidiu não abrir mão da verdade, decidiu se manter íntegro e fiel ao Senhor, mesmo longe de casa, abandonado por todos e escravizado em terra estranha. José DECIDIU continuar, e não permitiu que sua história fosse escrita pelos seus irmãos, por seus ‘donos’ e nem mesmo pelo faraó; passou pelo vale da decisão, e VENCEU.

Mas espere, eu ouço um choro… Não é Esaú, o primogênito? O que tem, por direito, a bênção? Qual o motivo do lamento? A história você já sabe, que ele abriu mão da sua bênção por um prato de guizado. Viu como nossas decisões podem definir destinos? Esaú até desceu ao vale da decisão, isso é inquestionável, mas quis tomar atalhos. Uma decisão cobra muito de nós, mas precisa ser alcançada pelo caminho certo. Não adianta querer resolver as coisas do jeito que pensas ser correto; diante do desafio você precisa se decidir, e tomar uma posição de SERVO. Caso alguém insista nos atalhos da vida, é bem provável que nunca chegará ao seu destino.

Meu amigo, temos sentido algo como uma expressão que ouvi há um tempo: ‘pressão dos últimos dias’. Todos os dias somos levados a tomar novas decisões, a fazer novas escolhas, ás vezes, a tomar novos rumos, e cada decisão que você toma te leva a um lugar diferente. Por isso quero refletir com você esta necessidade de descer ao vale, passar pelo caminho apertado da decisão, e marcar nosso tempo com o evangelho da verdade. Saiba que nunca estás imune às decisões; ou você decide agir, ou decide ficar inerte diante dos fatos que nos rodeiam. Agora é com você. Vai deixar que outros escrevam tua história, vais aceitar passar pela vida, sem vivê-la? Ou vai caminhar o caminho para o vale da decisão, e escolher olhar para Cristo? Só você pode responder a esta pergunta.

Ah, não se esqueça: próximo dia 27 será o 3º culto de jovens de 2010 – AIDB. Esperamos você!

 

André Rodrigues

3 comentários:

  1. Valeu o tempo de espera André! Boa reflexão!
    "E quando passar pelo vale que todos percorrerão clamarei ao Senhor e lhe pedirei... segura minha mão e guia-me." Que bom saber que se pelos vales ou montanhas Deus pode nos conduzir em segurança e nos dar o entendimento para tomar decisão certa. Que Deus nos ajude hoje!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí meu irmão. Gosto muito de uma canção antiga que fala que o Deus da Montanha é o mesmo do vale, se conosco esta no alto também o estará no vale. Quem vai vencer na nossa vida?
    Pr. Jefferson Souza

    ResponderExcluir
  3. Boa palavra Andre

    Realmente a vida e feita de escolhas
    E que Deus possa nosa ajudar quando estivermos no vale da decisão para tomarmos a decisão correta.

    Elizeu Freitas

    ResponderExcluir