Barra Menus

quarta-feira, 3 de março de 2010

GRUPO OU EQUIPE, O QUE SOMOS ?


No ultimo culto de jovens (27/02) foi dado um estudo sobre grupo e equipe, e hoje (03/03) recebi um pedido para postar algo sobre esse estudo, então em algumas palavras vou tentar passar o que foi dado nesse estudo espero conseguir.

Grupo ou equipe?

Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto, esse grupo não é uma equipe.

Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. Na equipe existe uma transparência muito grande entre todos. Ninguém esconde o jogo. Cada um sabe o que o outro pensa e sente sobre os assuntos do trabalho, mas tudo de forma muito construtiva.

E pensando nisso gostaria de comparar a igreja com uma equipe esportiva. A equipe esportiva que vamos compara a igreja e uma equipe de futebol americano na qual um jogador sozinho não consegue se destacar e fazer a sua equipe vencer, pois ele precisa de seus companheiros para lhe proteger enquanto corre com a bola para marcar o ponto.

Equipe Esportiva X Igreja

O sucesso de uma equipe esportiva esta em ter:

· Preparação

· Estratégia

· Organização (Posições dos jogadores)


Lançador

Recebedor

Corredor

Ponta de linha

Centro

Guards

Pilares


· União


O sucesso de uma equipe de cristo esta em ter:


· Preparação


o Números 15:8 (prepara o novilho)

o 2 Crônicas 26:14 (preparar as armas)

o 1 Reis 18:30-36 (preparar o altar)

Se as equipes esportivas se preparam e treinam dias para uma pequena partida de futebol Americano quantmais o povo de Deus tem que se preparar para louvar a Deus não podemos chegar na presença de Deus para adorar de qualquer maneira.

· Estratégia

o Juízes 7:18-20 ( Batalha de Gideão)

o Josué 6 ( Muralha de Jerico)

Todas as equipes de qual quer esporte utiliza estratégias para vencer o inimigo como foi mostrado nos versículos acima, o povo de Deus também precisa de suas estratégias para vencer o seu inimigo.


· Organização

o 1 coríntios 14:40 (ordem e decência)

o Efésios 4:11 (uns para apostolos e outros a...)

As equipes esportivas cada um têm sua posição e o seu lugar dentro do campo assim também e na igreja precisamos saber qual é a nossa posição e função dentro da igreja.

· União

o Salmos 133:1


Após preparar, traçar a estratégia, organizar e unir a equipe, podemos ir para o nosso jogo, ou melhor, para o nosso culto, evangelismo ou simplesmente ir adorar a Deus.

O que vamos ser grupo ou equipe?
Seremos UMA EQUIPE


Elizeu Freitas

3 comentários:

  1. É Elizeu, aprecio as lições que o esporte pode nos ensinar. Gosto de participar de cultos onde há um espírito de equipe. A diferença é bem nítida quando cada um sabe o seus "direitos" e "deveres" dentro de uma igreja... O louvor flui, a oração tem efeito, a presença de Deus é verdade e o culto aceito. Deus sempre foi claro em estabelecer posições dentro da igreja. Desde o principio foi assim. Deus criou anjos, arcanjos e querubins... No tabernáculo havia o serviço do levita, do sacerdote e do sumo-sacerdote e na igreja os profetas, apóstolos, mestres, pastores.
    Quando entendemos essa questão de time e divisão de "serviços" a igreja se beneficia com crescimento em graça e conhecimento. Que Deus nos ajude!
    - Mais uma vez... Parabéns! -

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor!

    'Eureca!'
    É exatamente isso que precisamos aprender.
    Um 'grupo' nunca prospera se não se converter em 'equipe', mas isso exige algo importante das pessoas: suas vidas por completo.

    Deus o abençoe ainda mais, e obrigado pela sua PREPARAÇÃO, por nos trazer esta poderosa mensagem!

    ResponderExcluir
  3. Eu me sinto um time de Deus porque a cada cuto que eu entro é como eu entrar no campo e a cada pulo que eu do é como eu pegra a quela bola e sair correndo e fazendo tautidao e com essa tautidao eu posso me sentir um vencedor um vencerdor de Deus porque a cada time que eu enfreto e como na igreja, se você nao pedir a bola o seu colega do seu time não vai passar a bola ,então pessa a Deus mesmo que seu time tiver perdendo mais mesmo sem força louve ao senhor .

    ResponderExcluir