Barra Menus

sábado, 22 de maio de 2010

Há Vida na Cruz!

Há uns dias venho pesquisando e tentando descobrir algo a respeito de certos homens que tiveram uma pequena, mas muito importante participação na historia do Messias e, consequentemente, na nossa história. Venho pensando no cumprimento da profecia de Is. 53:12b, e refletido a respeito dos dois ladrões da cruz. A respeito desses dois há muito mito, muita história que os envolve, mas não se pode desconsiderar o fato de que direta ou indiretamente contribuíram para o cumprimento da profecia, ainda que como 'terceiros', e um deles ainda conseguiu mudar o curso de sua história nos seus últimos minutos de vida!
Enquanto eu procurava informações que revelasse algo sobre a identidade desses dois, me deparei com muitas informações incoerentes. Ora o 'ladrão bonzinho', o que se arrependeu na cruz, se chamava Dimas; ora esse nome era atribuído ao 'ladrão do mal'. Outra fonte garantiu que os dois não eram judeus, mas criminosos de outro país que foi causar dano aos judeus. Mas acabei encontrando uma página na internet onde alguém tentou identificar melhor os dois. Pra resumir o que achei na tal página: lá diz que o ladrão do bem, a quem chamam de São Dimas, foi o primeiro 'santo' canonizado por cristo; é também dado nome ao outro ladrão - Gestas; e além de outras informações, te dá a oração para que o santo ladrão te proteja [essa é fria, hein rsrsrs].
Bom, mas como não eram exatamente essas as informações que eu estava buscando, voltei à palavra de Deus, onde pude redescobrir algo interessante, e um tanto intrigante, lendo Mc 15:32b (Veja também Mt. 27:44).
A história que conhecemos geralmente não contempla o fato de que OS DOIS LADRÕES, durante e após a crucificação, ofendiam a Jesus; não se comenta que 'Dimas' e 'Gestas' acusavam o Mestre, e que eles também desprezaram a 'esperança do mundo'. Mas lendo tantas coisas a respeito desses dois, nada de tão importante chama a atenção quanto o fato de que AINDA PODE HAVER ESPERANÇA NA CRUZ!
Não sei explicar exatamente como foi o processo da crucificação dos dois ladrões, não sei dizer se estavam com Cristo na noite de quinta feira, se foram torturados tanto quanto foi Jesus... Enfim, isso nem importa, mas me impressionou como em poucos minutos, ou poucas horas, salvação pôde ser liberada na cruz.
Nós não estamos vivendo em dias tão fáceis, e não podemos confiar na sorte. Aliás, a respeito da sorte, alguém me fez mudar de ideia quando disse: “Sorte é para os fracos”. Isso é bem coerente com a situação dos dois ladrões. Imagine se 'Dimas' decide esperar que a sorte o viesse ajudar, e que o acaso o protegesse?? Ele estaria condenado, como seu 'amigo' rebelde!
Jovem, você também sente a pressão sob a qual estamos vivendo? Você está atento, e vendo o que está acontecendo nos nossos dias? Se sim, então você conhece bem o que disse o profeta Jeremias: "A tua VIDA te dou por despojo" Jr 39:18. A única coisa que nos resta é a vida, que deve ser entregue ao Senhor! Não temos tempo a perder, o perdão está às portas e se não nos humilharmos na CRUZ, morreremos com a salvação em nossas mãos, mas não em nossos corações.
Infelizmente vemos que muitos dos nossos jovens fizeram a escolha errada, muitos, com tanto potencial, deixaram que o inimigo roubasse sua fé... Mas o que aconteceu com eles foi que não perceberam que a VIDA estava na cruz que os afadigava. Perderam a visão do negócio, o foco. Deixaram de acreditar que o Senhor os podia usar, e fazer de cada um deles grandes homens e mulheres, servos e servas. Muitos se esqueceram da paixão que ardia nos seus corações nos primeiros passos da carreira da fé. E não sei se fico triste, em ver pessoas nesta situação, ou se me alegro por saber que o Senhor me conservou em vida, e hoje eu posso louvá-lo porque cheguei aqui.
Mas estou dizendo tudo isso para tentar te mostrar que a cruz não significa FIM. Não para quem se recusar a deixar que ela o seja. Nós temos a oportunidade de, agora, reconhecermos o nosso pecado, humilharmos diante do Senhor e assim, receber SALVAÇÃO. Nós podemos andar por muitos caminhos por aí, mas é muito provável que em algum deles nós nos perderemos - Só o Senhor te palavras de vida eterna. ‘Não podemos’, como ouvi esses dias, ‘nos dar ao luxo de cansar, e parar no meio do caminho’. Entendo que é muito cômodo deixar o tempo simplesmente passar e acho que sei bem o que é ter a vontade de desistir, isso acontece com todos, e principalmente os filhos de Deus, mas o tempo que se chama hoje não é propício a desistências. Qualquer que se arriscar de mais pode não ter uma segunda chance, assim como ‘Gestas’.
Saiba então que os últimos dias já chegaram, e vencerá somente aquele que, com um coração sincero e quebrantado, clamar: "Lembra-te de mim, Senhor!"
O Senhor quer responder: "Hoje tua vida estará a salvo." Mas quem aceita o desafio?


André Rodrigues

2 comentários:

  1. Ótima palavra, André! Valeu a espera por sua inspiração. Que paradoxo, não? A cruz se tornou uma referência extraordinária para a vida pois nela foi realizado o sacrifício perfeito do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e seu sangue é o sangue da nova e eterna aliança. Um lugar que para muitos é sinal de morte, para outros que se encontra com o Cristo é sinal de vida! Graças a Deus que não desistiu da cruz por nós!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez uma boa palavra do irmão Andre
    realmente a cruz parece ser o fim, mas mesmo la na cruz ainda podemos mudar a historia da nossas vidas. Mas de forma alguma podemos contar com a "sorte" como foi dito na mensagem
    vamos arrumar nossas vidas hoje.

    Elizeu Freitas

    ResponderExcluir